0

Alavanca da guitarra para que serve

Alavanca da guitarra para que serve e o que é?

A questão da alavanca da guitarra para que serve pode até parecer parecer um assunto bobo, mas não é. Primeiramente falaremos como ela funciona. A maioria das guitarras tem o que chamamos de ponte móvel que uma peça onde as cordas ficam presas e nessa ponte existe um sistema de molas. Estas fazem uma força contrária a das cordas puxando as mesmas para o lado direito da guitarra, mas cordas fazem pressão para o lado esquerdo.

Leia nosso artigo falando sobre um dos melhores cursos de guitarra do Brasil – Clique aqui!

Estas forças permitem que quando pressionamos a alavanca temos um efeito de afrouxar ou não as cordas, dando um efeito bem legal, mas não é só isto, pois com esta possibilidade temos algumas técnicas que pode ser aplicadas.

alavanca da guitarra para que serve

Alavanca da guitarra para que serve e técnicas

Para produzir efeitos na alavanca da guitarra é muito simples. Experimente colocar um boa distorção e toque uma corda por vez e pressione a alavanca em cada corda que você tocar. Perceba um efeito bem legal que terá como resultado. Faça a mesma coisa com harmônicos naturais ou artificias. Sabendo você pode aplicar esta técnica de vez em quando em um solo. (Veja nossa lista de técnicas de guitarra clicando aqui).

Outra abordagem interessante que podemos ter no uso da alavanca é simular um vibrato na guitarra utilizando a mesma, para isto faça o seguinte: Toque um nota e dê um “tapa” na alavanca, perceba que o efeito será semelhante a um vibrato.


Simule também um vibrato em acordes, tocando o acorde e pressionando a alavanca fazendo um vibrato.

E por fim, utilize quando fizer bends. Toque um nota ou solo com bends e pressione também a alavanca, o efeito fica bem legal.

Esperamos que estas dicas sobre alavanca da guitarra para que serve sejam muito úteis para você!

Continue lendo as nossas dicas e fique à vontade em deixar suas críticas ou sugestões para produzirmos o melhor conteúdo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *