0

Dicas de captadores para guitarra

Neste artigo falaremos sobre o assunto dicas de captadores para guitarra



 

dicas de captadores para guitarra

A guitarra elétrica tem como recurso de definição de seu som os captador, pequenos eletroímãs que transmitem as transmissões de onda (ou seja, o timbre) das cordas para os amplificadores e prés.

dicas de captadores para guitarra

Hoje o leque de possibilidades está muito grande. Estudar e experimentar com um(de acordo com suas intenções e necessidades) é um trabalho necessário pra os músicos, tanto profissional quanto comuns. Suas formas variam desde os Single Coils (mais simples) até os Piezo (invisíveis a olho nu). Exemplificamos debaixo alguns captadores mais conhecidos:

Single Coil – Presente em peso nas Stratocasters e Telecasters, seu timbre valoriza mais dos sons médio-agudos e possui um chiado característico. Apesar do pouco ganho, e de graves pouco intensos, o Single Coil garante mais sustentação orgânica do som(sustain). São os mais comuns pra os solistas de rock. Guitarristas conhecidos que usam são Mark Knoplfer(Dire Straits). David Gilmour(Pink Floyd), Jimi Hendrix.

Humbucker – Mais comuns em exemplos Les Paul, SG e Semi-Acústicas, o Humbucker é a união de 2 Single Coil, cujo campo magnético “retira” a emissão de ruídos, valorizando os graves e aumentando o ganho. No contrário dos Single Coil, o batida do Humbucker é menos agressivo, tendo um timbre mais limpo e menor, porém com pouco sustain.

Parallel Coil – Conhecidos como “humbucker em formato de single”, os Parallel estão dois singles lado a lado, mas mais próximos e no tamanho de um single. Tem um som outros moderno e menos orgânico. É a ponte entre Single e Humbucker, porque possuis médios intensos.

Blade Pickups – Ou “captadores do tipo lâmina”, podem ser encontrados em qualquer modelo, Ao invés de terem“parafusos” acima no topo, eles possuem uma “lâmina” – algum imã em forma de barra, que capta o som integralmente em alguma parte da extensão do braço – facilitando artimanhas de tapping, bends e vibratos.

Esperamos que este artigo sobre dicas de captadores para guitarra possa lhe ajudar grandemente! Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *