0

Dicas de equalização de guitarra

Neste artigo falaremos sobre o assunto dicas de equalização de guitarra.



 

Dicas de equalização de guitarra

Certamente essa é uma dos principais assuntos dos guitarristas, a qualidade do som de sua guitarra.

Afinal, qual é o timbre ideal? É aquele que se adeque ao objetivo da canção, o que tem contexto, o que favorece o instrumento e sua definição. É aquele que faz jus a estética da música atual e que obedece os parâmetros de exigência de ouvinte.

Dicas de equalização de guitarra

Referências sonoras: fazemos isso normalmente ao procurar equalizar nossa guitarra sucessiva do som de guitarristas que atentamos e músicas que curtimos. Tentamos a máximo enquadrar o timbre da nossos guitarra com o estilo que irmos tocar.

Objetivo do timbre: isso é determinante no resultado final, afinal, o que é esperado do timbre? entoar bem ou soar mal? Ser forte ou não? Estar em primeiro fundo ou fundo? Soar como guitarra ou como outra coisa? Muitos são dos tipos de música e maiores assim as possibilidades timbrísticas.

A estética do timbre: vou listar alguns pontos e julgo importante no timbre convencional.

– Peso: não confundir força com quantidade de distorção, são particularidades diferentes. Peso se refere ao ambiente ocupado pelo instrumento dentro da peça e seu leque dinâmico. Está ligado com a riqueza das frequências sonoridade que emite e a quantidade de informação que exala.

– Definição: o conceito é fácil, um timbre bem definido é daquele que possibilita escutar a guitarra e seus detalhes claramente. Para isso precisa-se procurar não competir com as ondas de atuação dos outros instrumentos. – Distorção: essa executa como uma compressão ao sinal da guitarra, então com excesso de ruído temos a perda da dinâmica e da definição articulatória. Do forma geral tentamos compensar falta de sustain com exageros na distorção para facilitar a tocabilidade e acabamos em o timbre.

Esperamos que este artigo sobre dicas de equalização de guitarra possa lhe ajudar grandemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *