1

Técnicas de solo para guitarra

Técnicas de solo para guitarra. Veremos neste artigo nada mais nada menos que 19 técnicas! Isso mesmo! Cada técnica tem um nome diferente e também uma sonoridade diferente.

técnicas de solo para guitarra



Hammer-on – Técnica de solo para guitarra

Você toca uma nota que esteja por exemplo na quinta casa e enquanto o som está finalizando, você coloca o dedo na próxima casa mais aguda. (Por exemplo, sétima casa).
Ouça o áudio.

Pull-off – Técnicas de solo para guitarra

O pull-off consiste no oposto do hammer-on, pois você toca a nota em uma casa mais aguda e em seguida na casa mais grave (por exemplo, um nota na sétima casa, e quando o som estiver terminando, toca a quinta casa)
Ouça o áudio.

Alternate picking – Técnicas de solo para guitarra

O Alternate picking consistem em palhetada alternada, ou seja, quando se toca uma sequincia de notas em um solo ou escala, você movimenta a palheta para cima e para baixo. Em solos rápidos o efeito fica muito interessante.
Ouça o áudio.



Strumming – Técnicas de solo para guitarra

A técnica strumming consiste em padrão rítmico. Este padrão se definirá pela música, estilo e outros diversos fatores. Ouça o exemplo do áudio.

 

Natural harmonics – Técnicas de solo para guitarra

No braço da guitarra ou violão temos casas onde conseguimos tirar um característico. Para retirar o som, você não pressiona a corda, mas apenas encosta o dedo e bate a corda.
Ouça o áudio.

Artificial Harmonics – Técnicas de solo para guitarra

Esta técnica pode ser utilizada em qualquer casa do braço da guitarra ou violão. A lógica consiste em palhetar a corda deixando o seu dedo encostar na corda. Inicialmente tente fazer com uma distorção.
Ouça o áudio.

Fingerpicking – Técnicas de solo para guitarra

Consistem em tocar a guitarra utilizando o polegar para o baixo ou ritmo e os outros dedos para fazer a parte melódica. Ouça o áudio.

Octave playing – Técnicas de solo para guitarra

Nesta técnica você toca duas notas em dueto, mas este dueto é oitavado. Um nota mais grave e um nota mais aguda um oitava acima.
Ouça o áudio.

Legato – Técnicas de solo para guitarra

No legato você bate um nota apenas e logo em seguida pressiona as outras notas a serem tocadas naquela mesma corda.
Ouça o áudio.

Strict legato – Técnicas de solo para guitarra

Esta técnica já é um pouco mais complexa que o legato, pois aqui você só usa uma mão, para os destros a mão esquerda para solar. Você bate as notas seguidas vezes e geralmente rápido.
Veja o vídeo que fica mais fácil entender.

Pre-bending – Técnicas de solo para guitarra

Você toca a nota com a corda já levanta e em seguida vai descendo o bend.
Ouça o áudio.

Bending – Técnicas de solo para guitarra

Nesta técnica você precisa usar um pouco de força. o seu dedo 3 para pressionar a corda, os dedos 1 e 2 dois ficarão pressionado nas casas anteriores para ajudar o dedo 3. Você bade a nota e levanta a corda e se levantar pouco a nota sobe pouco, se levantar muito, a nota sobre muito.

Ouça o áudio.

Micro-bending – Técnicas de solo para guitarra

Nesta técnica se faz o bend, mas se levanta o corda muito pouco mesmo.
Ouça o áudio.

Trills – Técnicas de solo para guitarra

Esta é um junção de duas técnicas Hammer-on e pull-off. Você martela a corda e pucha a corda com mão esquerda.
Ouça o áudio.

Thumb thang – Técnicas de solo para guitarra

Você bate a nota, mas ao apertar a casa, você não aperta a nota totalmente, mas encosta o dedo com pouca força.
Ouça o áudio.

Double stops – Técnicas de solo para guitarra

Se toca duas notas ao mesmo tempo, mas não oitavadas.
Ouça o áudio.

Vertical vibrato – Técnicas de solo para guitarra

Quando você bate a nota, você vibrará o som movimentando o dedo que está pressionando a nota para cima e para baixo.
Ouça o áudio.

Horizontal vibrato – Técnicas de solo para guitarra

Já nesta técnica quando você bate a nota, você vibrará o som movimentando o dedo que está pressionando a nota para os lados esquerdo e direito levemente sem sair da casa.
Ouça o áudio.

Circular vibrato – Técnicas de solo para guitarra

Quando você bate a nota, você vibrará o som movimentando o dedo que está pressionando a nota fazendo giros.
Ouça o áudio.

Clique aqui e veja também dicas do guitarrista Oziel Filho (Um dos melhores do Brasil) sobre técnicas de guitarra.

Conheça também o Curso Guitarra Classs

Bom, vamos deixar por aqui. Estas foram algumas das diversas técnicas. Tem muitas e muitas outras técnicas que fazem uma grande diferença para um guitarrista. É top!
Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *